Oficinas sobre gestão de negócios e formação de preços capacitam mulheres produtoras do Cariri


O ‘Projeto Mulheres do Cariri’, em mais uma de suas ações, viabilizou no começo do mês de junho dois encontros temáticos com as produtoras atendidas pelo projeto. As oficinas de capacitação abordaram temas referentes à gestão de empreendimentos e formação de preços com encontros realizados durante os dias 09 e 10, no município do Congo, localizado no Cariri da Paraíba. As oficinas reuniram cerca de 70 mulheres.

Segundo o facilitador das oficinas, e também um dos coordenadores do Projeto, Ronildo Monteiro, na ocasião as produtoras puderam refletir sobre a tipologia dos empreendimentos, suas características e finalidades que se identificam com práticas de empreendimentos econômicos solidários. “Apresentamos e exercitamos instrumentos de controle financeiro, de estoque e de formação do preço dos produtos”, acrescentou Monteiro.

Outro ponto abordado nas capacitações foi o diálogo sobre a administração das sobras e como aplica-las para proporcionar novos investimentos e manutenção das produções. As mulheres puderam esclarecer como organizar melhor as finanças e reservar parte dela para atender as necessidades básicas das envolvidas.

Os grupos atendidos nesta iniciativa foram os de horta, de beneficiamento do peixe e de reaproveitamento de recicláveis, dos municípios do Congo, Monteiro, Prata, Camalaú e Sumé. Os temas abordados na oficina foram propostos pelos próprios grupos que sentiam a necessidades de maior capacitação e conhecimento no âmbito do empreendedorismo e negócios.



Próximas oficinas- Com a sistemática de capacitação permanente o ‘Projeto Mulheres do Cariri’ já tem três temas para serem trabalhados em novas oficinas que devem acontecer entre agosto e setembro deste ano. Para os grupos de hortas será ministrada a oficina sobre ‘Aproveitamento Integral dos Alimentos’. Para as mulheres que trabalham com o beneficiamento do peixe, a oficina abordará produção de alimentos com peixe (Traíra) desfiado e difusão de receitas culinárias. Já o grupo envolvido na fabricação de vassouras ecológicas deve ser capacitado na melhoria da qualidade da confecção dos produtos e para a introdução de novos itens em sua linha de produção.   


O ‘Projeto Mulheres Rurais Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano’ é executado pelas parcerias do Cunhã Coletivo Feminista, Concern Universal, Centro da Mulher 08 de Março e Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), e organização vinculadas (Gajuc, Cooperativa Vínculos e Copagel), com o cofinanciamento da União Européia. As ações do Projeto visam beneficiar mais de três mil pessoas, entre mulheres e familiares, com impacto na geração de renda e maior igualdade nas relações de poder até o final de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário